sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Autodesk University Brasil 2013

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, tive a oportunidade de participar da terceira edição brasileira do Autodesk University, evento anual oferecido pela Autodesk e parceiros para trazer as últimas novidades da linha Autodesk, palestras com grandes profissionais das áreas atendidas pelos produtos da empresa e muito networking.
Em sua terceira edição, o evento contou com a participação de mutos profissionais das áreas de AEC, design e entretenimento, sendo, até o momento, o maior evento da Autodesk fora dos EUA(!). Calro, ainda temos as edições da China e Alemanha pela frente, mas isso mostra a força do nosso mercado.
Uma coisa muito interessante que ficou bastante clara para quem foi ao evento é o esforço da Autodesk em tornar-se mais do que apenas "a fabricante do AutoCAD". Com um portifolio de produtos enorme, a empresa tem se esforçado para  se aproximar mais e mais dos usuários, a famosa "comunidade", e das escolas. Eles entendem que as instituições de ensino são as grandes responsáveis pela quantidade e qualidade de profissionais capacitados a usar seus softwares, o que acarreta em uma maior demanda de venda dos mesmos para as empresas pelo mundo afora. Ponto pra Autodesk!

Palestras

O dia, que foi bastante longo, contou com 4 palestras em cada área de atuação da Autodesk:
  • Projetos de Arquitetura e Edificações
  • Infraestrutura e Obras de Grande Porte
  • Máquinas e Equipamentos Industriais
  • Animação para Cinema, TV, Games e Web
  • Engenharia Civil e Estrutural
  • Construção Civil
  • Óleo e Gás, Mineração e Processos
  • Desenho Industrial e Projeto de Produto
  • Programação e Customização
  • Autodesk Suites: Dicas e Truques
  • Certificação
Eu assisti às palestras da manhã na área de Animação para Cinema, TV, Games e Web. A primeira do dia foi com Ícaro Félix, da TV Record, mostrando o processo por trás da criação da abertura da novela José do Egito:

O mais interessante na palestra foi ver o processo de criação e otimização dos assets na hora do render. Não que as cenas fossem muito complexas ou pesadas (o que elas realmente não são), mas muitos dos efeitos de brilho e volume foram feitos na pintura das texturas ao invés de sere "reais". Segundo Ícaro, isso era importante porque na TV são comuns mudanças de última hora e, com a estreia do programa se aproximando, qualquer refação tem que ser muito rápida.

A segunda palestra, que foi para mim a mais interessante, foi com o amigo Victor Erthal, da Squint Opera. Durante quase 1 hora, Victor falou de todo o processo de criação do filme da Arena Pernambuco, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.




O mais bacana dessa apresentação foi poder ver como funciona a pipeline de produção de um filme complexo para arquitetura, não apenas tecnicamente mas também do ponto de vista de workflow: como é conduzida a aprovação, as etapas de filmagem, problemas que podem acontecer ("tio, não quero mais ir no gol!") e muito mais. Esse tipo de filme é bastante raro aqui no Brasil, por conta da falta de obras de grande porte, por isso é muito interessante poder ver como uma empresa gringa conduz o processo.

Chaos Group

Como ano passado, a Chaos Group esteve presente no evento com um estande, desta vez com apoio da Exec Technology, sua nova distribuidora no Brasil. No estande, Victor Erthal demonstrou exaustivamente as novas features do V-Ray 3.0, comentando cada uma delas para os presentes. Como usuário do V-Ray desde o início, gostei muito do que vi no beta. A melhora na performance é muito grande (apesar de a máquina usada ser uma potente workstation HP, o que certamente ajudou no resultado final), e as cenas usadas como exemplo rodaram lindamente (são os mesmos exemplos dos vídeos que postei há algumas semanas com o primeiro review do 3.0 aqui no blog). Destaque para o VRayMetaBalls, que dá uma utilidade toda nova às partículas do 3ds max e ao favorito de Victor, o VRaySlice.

Acabei não assistindo às palestras da tarde, pois após o almoço (um nutritivo sanduíche de peru com queijo branco, uma barrinha de Nutry e uma Coca) fiquei no estande da Chaos conversando com o pessoal e assistindo às demonstrações do novo V-Ray, onde aproveitei para testar algumas coisinhas... ;-)

Enfim, um evento muito bacana (meu primeiro!) e que tem tudo para crescer.

Aproveito, ainda, para agradecer à Chaos Group e à sua sales manager, Teodora Ilieva, pelo convite para participar do evento. Ano que vem estaremos de volta!











Nenhum comentário:

Postar um comentário