segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícias interessantes

Hoje resolvi postar 2 notícias para a galera. Bem, na verdade são uma notícia e uma dica. 
A notícia é o lançamento do aguardado 3ds max 2012, que tem como grande atrativo a nova viewport Nitrous. Pra quem não está acompanhando, a Nitrous traz uma melhoria gigantesca na performance das viewports no Max, tornando-as extremamente rápidas, trazendo ainda novos estilos de visualização (tem até grafite!). Como a performance de vídeo era uma das maiores reclamações dos usuários, a novidade vem em boa hora.
Pra quem ficou curioso, segue um video review do 3ds max 2012 feito por Grant Warwick (dica: o cara realmente gostou do que viu!):


Já a dica fica por conta do plugin Forest Pack Pro, da ItooSoft. Este é um plugin bem antigo, cuja principal característica era facilitar o posicionamento de dezenas (milhares?) de planos sobre uma superfície. Há alguns anos atrás, era uma maravilha, pois era com planos que fazíamos as árvores, e um plugin que se encarregasse da distribuição delas era uma maravilha. O Forest era muito bom, mas correu o risco de ficar defasado quando passamos a usar árvores 3D no lugar dos planos, todas em proxy (que deixam a cena muito mais leve). Por sorte, a ItooSoft não ficou parada e trouxe uma série de melhorias para o Forest, dando a ele a capacidade de distribuir não apenas os tais planos, mas também proxies (ou qualquer outro objeto), tirando vantagem de coisas como clipping de FOV a partir da câmera (eliminando cópias que não aparecem no render), mudança procedural de materiais (para dar cores levemente diferentes a cada árvore), controle de colisão entre as cópias (para evitar sobreposições) e, o que eu acho mais bacana, o uso de point cloud para representar as geometrias na viewport, tornando a pré-visualização mais ágil e útil.
Enfim, um ótimo plugin que anda meio esquecido mas que tem muito gás pra dar. E detalhe: tem até uma versão free (com algumas funções a menos, é claro). Aliás, é bom lembrar que a mesma ItooSoft tem alguns plugins gratuitos em sua página muito úteis. Vale a pena dar uma passadinha lá (é só clicar nos links do texto).
Bom, por hoje é só. Espero que todos curtam as dicas de hoje.
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário